9 de maio de 2015

Notícia- «Juntamo-nos às Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa e 400 anos da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto» - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro

«As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro e as bibliotecas escolares de todo o concelho de Almada juntaram-se aos eventos/comemorações de "A Língua em viagem-Celebrar os 8 séculos da Língua Portuguesa e 400 anos da Peregrinação do Fernão Mendes Pinto" que tem sido desenvolvido pelo nosso Centro de Formação AlmadaForma e a Câmara Municipal de Almada.

Combinamos desafiar as escolas do concelho para duas grandes temáticas:

1- "A Língua portuguesa em viagem: contos e lendas no Mundo"- é uma proposta interessante para várias disciplinas, não só a Língua Portuguesa, mas também a História,  a Geografia,  Oferta Complementar- Cidadania, etc. 

Os produtos poderão ser os mais variados, seja o reconto, a ilustração, PP, vídeos...  Aqui, na biblioteca da Escola António da Costa iniciamos já a seleção de material para este tema.

Em princípio, os trabalhos poderão ser mostrados de23 de fevereiro a 20 de março, período que coincide com a Semana da Leitura 2015 proposta pelo Plano Nacional de Leitura (6 a 20 de março). E o tema proposto pelo PNL "Palavras do Mundo", tem muito a ver com este nossa proposta!

2- "Celebrar a Língua Portuguesa em 800 postais"

Criação de postais que contenham uma citação de autor lusófono, com uma ilustração. O tamanho do postal é o tamanho normalizado de um postal dos correios.

No verso/texto do postal colocar apenas na zona do remetente o(s)  autor(es) do postal e a escola. Deixar a zona do destinatário em aberto.

As frases podem não ser, necessariamente, de autoresda área da literatura. Interessa,  também,  dar relevo a autores de outras áreas que se notabilizaram edesenvolveram a sua atividade... em línguaportuguesaA entrega dos postais na biblioteca deverá ser feita até 19 de fevereiro.

Os 800 melhores postais do concelho  serão apresentados numa exposição na Biblioteca Municipal no Dia do Livro e dos Direitos de Autor, a 23 de abril.

Cada agrupamento de escolas irá selecionar os seus melhores 50 postais que integrarão o projeto.

Após a exposição, os postais seguirão a sua viagem comemorativa... Serão oferecidos aos participantes no II Ciclo de Conferências A Língua em Viagem - Celebrar os 8 Séculos da Língua Portuguesa e os 400 anos da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto,  que se realizará em maio, e também enviados para os 4 cantos do mundo: para os responsáveis políticos e culturais, para bibliotecas e escolas do mundo lusófono.»

Texto: Bibliotecas escolares| Agrupamento de Escolas Emídio Navarro


*************************************************************************************************
*************************************************************************************************
Sobre Fernão Mendes Pinto e a sua obra Peregrinação (1614)

1- Doc. "Fernão Mendes Pinto: uma vida em Peregrinação" p.1
Realizado por José Pedroso e Nuno Neves. Montagem por Nuno Neves. Elaborado no âmbito da inauguração do Museu do Oriente



2-Doc. "Fernão Mendes Pinto: uma Vida em Peregrinação" p.2

Realizado por José Pedroso e Nuno Neves. Montagem por Nuno Neves. Elaborado no âmbito da inauguração do Museu do Oriente

3- Grandes Livros: "Peregrinação", Fernão Mendes Pinto-Portugal no Mundo (2011)- RTP




Sem comentários:

Enviar um comentário