7 de maio de 2015

Notícia: Interesse pelo português aumentou nos EUA por ser uma "língua mundial"- Jornal-Açoriano Oriental

Interesse pelo português aumentou nos EUA por ser uma "língua mundial"

Nacional / 

A diretora do programa de português da Universidade da Califórnia, Deolinda Adão, defendeu, em Macau, que o português tem vindo a ganhar terreno nos EUA pelo desenvolvimento das economias do espaço lusófono e por ser "uma língua mundial".
A investigadora portuguesa falava sobre as perspetivas e desafios do ensino do português nos Estados Unidos, no âmbito de uma conferência internacional que decorre até quarta-feira na Universidade de Macau.
"Nos últimos 20 anos, quase sempre uma das [opções de línguas estrangeiras] é o espanhol e, historicamente, as outras línguas disponíveis têm sido o francês, o alemão e o italiano. E com o declínio destas três línguas, outras têm surgido, como por exemplo, o mandarim e o português", afirmou durante a palestra.
Em declarações aos jornalistas, Deolinda Adão justificou que o desenvolvimento e mediatismo alcançado pelo Brasil, com a organização eventos desportivos como o campeonato do mundo de futebol (2014) ou os Jogos Olímpicos (2016), assim como a emergência de algumas economias de países africanos de língua portuguesa -- particularmente Angola e Moçambique -- "também começaram a entrar na mente de uma camada de pessoas nos Estados Unidos que fazem opções de língua".
"Tudo isso contribui para que o português -- que realmente é uma língua mundial -- vá ganhar terreno em línguas como o francês e o alemão, que não são línguas mundiais, são línguas restritas a um pequeno espaço geográfico, e a um número limitado de falantes", acrescentou.
Durante a palestra, a professora citou várias estatísticas da Modern Language Association, que estuda as matrículas nas línguas estrangeiras em universidades norte-americanas, salientando, por exemplo, que enquanto em 1958 havia 582 alunos matriculados em cursos de português nos Estados Unidos, esse número aumentou para 12.415 em 2013.
"A Modern Language Association não considera o português como uma 'língua menos ensinada' (less commonly taught), mas o Governo norte-americano considera, o que, para nós, é bom, porque podemos apresentar projetos", defendeu.
No entanto, a investigadora portuguesa apontou que "a insistência no termo produtividade" nas universidades norte-americanas está a criar entraves ao crescimento da aprendiz
agem de português no país, tendo dado o exemplo da Universidade da Califórnia onde leciona e por vezes é difícil conseguir formar turmas de português, por serem necessárias pelo menos 35 inscrições na aula.
Já no ensino primário e secundário, as dificuldades estão na falta de professores credenciados, "porque os requisitos são diferentes de estado para estado nos Estados Unidos, o que faz, com que, por exemplo, um professor de português em Portugal não possa lecionar num estado qualquer dos Estados a não ser que exista um protocolo especial".
"Claro que os leitores do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua estão isentos destas restrições, mas também não estão a ensinar no nível primário e secundário, estão nas universidades, em que há mais flexibilidade. Mas, por exemplo, uma pessoa com um doutoramento em português não pode dar aulas na secundária, nem sequer na primária, o que para nós parece um pouco perturbador. (...) Há uma lacuna de credenciados para esses níveis", sublinhou.

Notícia disponível em:  http://www.acorianooriental.pt/noticia/interesse-pelo-portugues-aumentou-nos-eua-por-ser-uma-lingua-mundial

Fotografia: Açoriano Oriental

Sem comentários:

Enviar um comentário