16 de maio de 2014

17 | maio - Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa começam com grande festa em Foz do Iguaçu- Brasil

Autoria do texto: Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas 


«As Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa noBrasil, começam no dia 17 de maio, promovidas pela Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas  e decorrem nos demais países lusófonos sob o lema de amor a língua lusófona e fraternidade entre os países que a usam oficialmente.

8 Séculos da Língua Portuguesa

Quando “nasce” uma língua? Como determiná-lo, tratando-se da língua portuguesa? Qual é o documento mais antigo escrito em língua portuguesa?

Embora os historiadores da língua não sejam unânimes, o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, surge como o primeiro, senão um dos primeiros documentos escritos em português.
Esta data mereceu a nossa atenção, no sentido de promovermos as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, designação abrangente passível de englobar quer o Testamento de D. Afonso II quer outros documentos, como a Notícia dos Fiadores, de 1175.

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa permitem-nos realçar o valor de um património comum das nossas culturas, a língua. Celebrar a língua nas suas mais diversas vertentes e geografias é o nosso objetivo. Para o efeito, elegemos como referencial para estas Comemorações o Testamento de D. Afonso II que perfaz 800 anos e que avulta entre os mais antigos documentos escritos em português.
As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa iniciar-se-ão, no próximo ano, a 5 de maio, por ser o dia que a CPLP instituiu como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, tendo o seu término a 10 de junho de 2015.

A Literarte no Brasil visa Incentivar e promover a língua e  o respeito mútuo entre os países, exaltar valores como o amor à pátria e o respeito pelos seus símbolos.
Destaca-se na comemoração no Brasil a confecção da Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos e a entrega aos participantes da mesma da Comenda Castro Alves.

Na capa, de fundo, a Carta de Pero Vaz de Caminha à corte, primeiro documento de Registro da existência do Brasil e ao Lado as bandeiras de todos os países lusófonos.

O Evento acontecerá no Luxuoso Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu,Paraná, http://www.hotelbellaitalia.com.br/, no mesmo evento a Literarte também em Parceria com a ALAV- Chile  estará empossando novos membros para a Delegação Brasileira.

Os músicos Marcos Assumpção e Jubiabá da Bahia farão parte do evento com suas apresentações musicais que tanto encantam ao Público.»

Sem comentários:

Enviar um comentário