14 de maio de 2014

AICEP- Lançamento da Emissão Filatélica Comemorativa «Oito Séculos da Língua Portuguesa»

Via  AICEP

2014-05-11

Fonte: CPLP
Foto por: CPLP

Assinalou-se no passado dia 5 de maio o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP com uma Sessão Solene presidida pelo Secretário Executivo, Embaixador Murade Murargy, seguida de uma palestra subordinada ao tema «Língua Portuguesa, Cultura e Desenvolvimento na Agenda pós-2015», proferida pelo Professor Doutor Fernando Luís Machado e moderada pelo Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa e Magnífico Reitor da Universidade Lúrio de Nampula, Moçambique, Professor Doutor Jorge Ferrão, na Sede da CPLP.

No âmbito das comemorações, lançou-se a Emissão Filatélica Comemorativa «Oito Séculos da Língua Portuguesa» na presença da presidente da Associação «Oito Séculos da Língua Portuguesa», Maria José Maya, e do presidente da Direção da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), João Caboz Santana.Note-se que, através da AICEP, os Operadores Postais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste decidiram unir-se aos CTT - Correios de Portugal em torno desta comemoração filatélica, que assume assim a forma de Emissão Conjunta da Lusofonia.Para além dos selos comuns aos referidos 8 países, os CTT - Correios de Portugal emitiram ainda mais uma peça filatélica no âmbito desta efeméride: um Bloco filatélico onde se representa o Testamento de D. Afonso II, documento de 1214 que se convencionou poder ser utilizado como representativo dos 8 Séculos de antiguidade da Língua Portuguesa. 


Nesta cerimónia, decorreu também a inauguração da Exposição de Artistas-Plásticos solidários com a Campanha CPLP «Juntos contra a Fome».
Paralelamente, foram organizados eventos por iniciativa das Missões dos Estados-membros junto da CPLP e em outros locais, como no Luxemburgo, em Paris e em Adis Abeba.
O dia 5 de maio foi fixado como a data em que é anualmente comemorada a «Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP», uma decisão saída do XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde. Nesta data, os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores recomendaram aos Estados-membros, às instituições da CPLP, aos Observadores Associados e Consultivos e às diásporas dos países da CPLP, a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, tendo em vista a sua afirmação crescente nos Estados membros e na Comunidade internacional.
Abril 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário