28 de maio de 2014

25|maio a 25|out- FIESA 2014 - 12º Festival Internacional de Escultura em Areia

O FIESA 2014 - 12º Festival Internacional de Escultura em Areia realiza-se de 25 de maio a 25 de outubro em Pêra, no Algarve. 

 Informa a organização que «O FIESA é uma mega exposição de escultura em areia, que se realiza anualmente no Algarve, apresentando, em cada edição, quarenta mil toneladas de areia transformadas em imponentes esculturas, alusivas a um tema. Este ano o FIESA dedica mais uma edição ao tema Música exibindo em areia muitos dos mitos musicais intemporais e universais que povoam o universo coletivo».

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa estão representadas através de uma escultura na areia alusiva à obra a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto que perfaz 400 anos. A escultura está virada a oriente em frente a um conjunto de esculturas referentes à música oriental de países como a China e a Índia, roteiros de viagem de  Fernão Mendes Pinto. A escultura decorre de uma proposta da 8 Séculos de Língua Portuguesa ao FIESA, no âmbito das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa. 

Em a Peregrinação, diz-nos Fernão Mendes Pinto, que foi «13 vezes cativo e 17 vendido, nas partes da Índia, Etiópia, Arábia Feliz, China, Tartária, Macáçar, Samatra e outras províncias daquele oriental arquipélago dos confins da Ásia», passagem do livro que sintetiza 21 anos de vida de Fernão Mendes Pinto por terras da Ásia. Trata-se de um dos livros mais traduzidos do mundo. O autor foi um pioneiro da literatura de viagens.

Fernão Mendes Pinto nasceu em Montemor-o-Velho (1510) e morreu em Almada (1583), onde, entre 1570 e 1578, escreveu a  Peregrinação, um livro com 226 capítulos em que relata as suas aventuras e desventuras pelas terras do Oriente. O livro foi publicado postumamente em 1614. 

Visite o Fiesa 2014
Divulgue as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa!

Sem comentários:

Enviar um comentário