5 de maio de 2014

5 | maio | 2014 - ABERTURA das COMEMORAÇÕES- Dia da Língua e da Cultura na CPLP

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa iniciam-se, hoje, 5 de maio, Dia da Língua e da Cultura na CPLP-Comunidade de Países de Expressão Portuguesa.

Hoje, também, assistimos ao lançamento da emissão filatélica conjunta dos operadores postais de todos os países de expressão portuguesa, intitulada “8 Séculos da Língua Portuguesa”, simbolicamente representada pelo selo emitido em Portugal, o qual decorrerá na sede da CPLP-Comunidade de Países  de Língua Portuguesa, em Lisboa, no Palácio Conde de Penafiel, pelas 18 horas. 

 Todos os operadores postais dos países de expressão portuguesa decidiram publicar nas pagelas que acompanham a sua emissão filatélica o mesmo texto, pela sua universalidade, proposto pela  8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação.

Muito nos apraz que os selos emitidos na República Federativa do Brasil e na República de Cabo-Verde, pertencentes a esta mesma emissão, também sejam hoje lançados em São Paulo e na Cidade da Praia, respectivamente. 

Porque este lançamento constitui um facto histórico inédito, abre as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa que se prolongam sensivelmente por um ano, até 10 de junho de 2015, numa homenagem à literatura em língua portuguesa.

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa assinalam os oito séculos do conhecimento dos textos mais antigos em língua portuguesa e têm como referencial o Testamento de D. Afonso II, datado de 1214, que avulta entre os primeiros documentos escritos em língua portuguesa e irá hoje figurar de um bloco filatélico intitulado "8 Séculos de Língua Portuguesa", emitido somente em Portugal. 

Estas Comemorações decorrem de uma iniciativa da sociedade civil, da responsabilidade da 8 Séculos da Língua Portuguesa-Associação. Esta associação não tem fins lucrativos e lançou o repto a instituições nos países de expressão portuguesa para promoverem as Comemorações. Deste modo, neste dia 5 de Maio, aAcademia Caboverdiana de Letras, presidida pelo Embaixador e Poeta Corsino Fortes, entidade parceira promotora das Comemorações na República de CaboVerde, procede também à abertura das Comemorações, no âmbito do Programa do Dia da Língua e da Cultura na CPLP e em parceria com o Centro Cultural Português na Cidade da Praia, os Correios de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde, organizando iniciativas de relevo de promoção e divulgação da língua portuguesa, com eco na diáspora, que incluem a emissão de programas de rádio e televisão. 

 Outras entidades já aceitaram ser entidades promotoras nos países e região administrativa de expressão oficial portuguesa: a AEGUI–Associação de Escritores da Guiné-Bissau, na Guiné-Bissau, presidida pelo Dr. Abdulai Sila, em Macau (R.A.E.) e o Instituto Internacional de Macau, presidido pelo Dr. Jorge Rangel. Noutras geografias, a Academia Galega da Língua Portuguesa, presidida pelo Professor Doutor José-Martinho Montero Santalha.

Outros eventos irão decorrer, nomeadamente em parceria com várias entidades, entre as quais destacamos a UAlg-Universidade do Algarve que, em parceria com a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, neste dia 5 de maio, pelas 18 horas acolhe, na sua Biblioteca nas Gambelas, no âmbito das Comemorações,  uma exposição de imagem e texto intitulada "Expoema", de Álvaro de Mendonça

 A 8 Séculos da Língua Portuguesa-Associação e é sobretudo um motor de sinergias para a realização das mais amplas e dignas comemorações, em rede em parceria e com cariz policêntrico e convida as comunidades de falantes de língua portuguesa no mundo a realizarem eventos que confiram expressão e visibilidade à língua que partilhamos, no sentido da sua promoção e divulgação, ciente de que a língua portuguesa, glosando Fernando Pessoa, “é o som presente d'esse mar futuro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário