4 de março de 2015

7|mar|15h-A VIAGEM- A «Peregrinação» de Fernão Mendes Pinto | Almada

7 março
Sábado-15horas
Fórum Romeu Correia -Almada

A VIAGEM

Integrando-se nas Comemorações dos 8 Séculos de Língua Portuguesa e dos “400 Anos da Publicação da “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto”, turmas da USALMA (Univ. Sénior de Almada), leitores da Biblioteca Municipal Central da Câmara Municipal de Almada e outros convidados dão voz  a estas celebrações numa sessão a realizar na Sala Pablo Neruda, do Fórum Romeu Correia, em Almada, no dia 7 de março, sábado, pelas 15 horas .


Esta acção está enquadrada no Ciclo de Conferências «A língua em viagem-Celebrar 8 Séculos de Língua Portuguesa e 400 anos da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto», que decorre em Almada, uma organização em parceria com a Câmara Municipal de Almada, a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, o Centro de Formação de Escolas de Almada e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. 

Foi em Almada que Fernão Mendes Pinto viveu e escreveu o relato das suas viagens andarilhas na “Peregrinação” e por isso escolheu-se “a viagem” como título e tema desta sessão.

Iniciaremos com a apresentação, pelas prof.s Edite Condeixa e Fátima Rita) de um “Roteiro da “Peregrinação” em Diferentes Manifestações Artísticas em Almada” (painéis de azulejos, escultura, pintura e património). Ao chegarmos à Igreja da Misericórdia de Almada, veremos as duas únicas assinaturas de F.M. Pinto conhecidas até hoje, conservadas precisamente no Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Almada.

  Segue-se uma viagem a um país lusófono com a comunicação “ Uma Longa Viagem Cabo-Verdiana de Saudade e Escrita “, pelo prof. Joaquim Saial.

É então o momento da poesia : primeiro a viagem ao interior da alma humana, com excertos da” Passagem das Horas”, de Álvaro de Campos e “A Mãe”, de Almada Negreiros; de seguida a viagem para o mar agregador da lusofonia , com” O Mostrengo” de F. Pessoa e “F. M. Pinto” de Jaime Gralheiro, pela turma de Encontro com a Poesia, coordenada pelas prof.s Ângela Mota e Helena Peixinho.

Teremos então uma abordagem literária com uma comunicação intitulada “O Tema da Viagem na “Peregrinação”, pela prof. Edite Prada.

Terminamos com uma viagem musical pela Tuna da USALMA, dirigida por Antero Pacheco.

E assim se cumprirá a “Peregrinação”, uma viagem pela “Peregrinação”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário