18 de abril de 2015

20|abril|17h00- Conferência «O processo de normalização do mirandês» - Dr. José Pedro Ferreira -Almada

Convite
A Apcalmada convida os seus Associados, Professores, Estudantes da Usalma e toda a Comunidade a participar na conferência O processo de normalização do mirandês, organizada no âmbito da disciplina O Português e os seus Falares Regionais e proferida por José Pedro Ferreira, investigador no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (Celga-Iltec), da Universidade de Coimbra.

 A  conferência realiza-se no dia 20 de abril, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (Becre), pelas 17h00 e integra-se no Ciclo de Conferências-«A língua em viagem- Celebrar 8 Séculos de Língua Portuguesa e 400 anos da publicação da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto».

Resumo
O mirandês é falado sobretudo pelos naturais de cerca de trinta pequenas localidades do nordeste transmontano. As línguas astur-leonesas, entre elas o mirandês, passam há séculos por uma gradual erosão, quer no seio das suas comunidades diglóssicas, quer pelos acentuados movimentos emigratórios destas, sobretudo nos últimos noventa anos. 
Estes fatores, associados à agrafia histórica do mirandês, levaram a que não existisse uma variedade tomada como norma no momento em que foi politicamente reconhecido e normalizado. Avivaram-se com isso tensões sociolinguísticas subjacentes, quase conduzindo à cisão da língua em diferentes entidades políticas. 

O processo de emergência de uma norma veio a dar-se naturalmente, de forma particularmente célere, nas comunidades que foram formando os mirandeses na diáspora e na Internet: pela necessidade formalização para o ensino e para a criação de recursos linguísticos de referência, pela normalização exigida pela comunicação escrita, e pela liderança de um escritor e ativista mirandês, Amadeu Ferreira.

Síntese biográfica
José Pedro Ferreira (n. Vila Real, 1980) é licenciado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vem trabalhando em investigação e desenvolvimento nessa área, sobretudo no ramo de Linguística Computacional, em diferentes unidades de I&D nacionais: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), Microsoft Language Development Center (MLDC) e, neste momento, no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC), da Universidade de Coimbra. A par do trabalho desenvolvido para a língua portuguesa, sendo filho um sendinês, dedica-se à recolha de dados, estudo e produção de recursos sobre o mirandês desde os anos 90, tendo apresentado e publicado vários trabalhos em revistas, atas de encontros científicos e volumes da área da linguística. Está neste momento a trabalhar na sua tese de doutoramento, a apresentar à Universidade de Coimbra.

Texto: Usalma-Universidade Sénior de Almada

Sem comentários:

Enviar um comentário