5 de março de 2015

12|março|18 horas-Tertúlia Poética dedicada a Timor-Leste | Casa Fernando Pessoa - Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa

12|março
Quinta feira | 18 horas
Tertúlia poética dedicada a Timor-Leste
Casa Fernando Pessoa

A 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação realiza na próxima tertúlia poética dedicada à poesia de Timor-Leste, no dia 12 de março, 5ª feira, às 18 horas, na Casa Fernando Pessoa, no âmbito das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa. Esta tertúlia foi organizada em articulação com os Serviços Consulares e Culturais da Embaixada da República Democrática de Timor-Leste, um privilégio para esta Associação e para a Casa Fernando Pessoa.
Teremos o privilégio da participação do Dr. Luís Costa, linguista timorense, professor, conhecedor da cultura timorense e, José Amaral, ator, contador de histórias, declamador de poesia e cantoautor timorense, Responsável Cultural e Consular da Embaixada de Timor-Leste.
Depois de uma breve preleção sobre a literatura leste-timorense, dar-se-á lugar à declamação de poesia e, no final, a sessão será aberta à participação do público.
Esta tertúlia insere-se no ciclo intitulado «Poetas de Mar e Mundo», que tem por objetivo promover e divulgar a poesia dos países de língua oficial portuguesa, dando a conhecer, através dela, as diversas culturas e aproximando os povos que partilham a mesma língua.
Assinalamos, nesta tertúlia, o centenário do nascimento de Ruy Cinatti, que nos recorda que «tudo flui como num rio outro e todos os rios cessam no mar (…)/ É no mar de móveis horizontes que nos juntaremos a sós com os elementos água, céu e fogo».
Escolhemos para este ciclo de tertúlias a Casa Fernando Pessoa pela simbólica que encerra, pelo facto de o “Mar” estar presente na poesia pessoana, por este ano se assinalarem os 100 anos dos heterónimos pessoanos, por prestigiar as literaturas dos países de língua portuguesa e, acima de tudo, por ser prestigiada por elas.
Nas tertúlias anteriores, a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação convidou diversos declamadores para nos apresentarem a poesia dos seus países: Jorge Pessoa (Angola), Lauro Moreira (Brasil), Celina Pereira (Cabo-Verde), Emílio Tavares Lima (Guiné-Bissau) e Elsa de Noronha (Moçambique). Fizeram uma retrospetiva sobre o contexto literário no Brasil, em Cabo Verde, na Guiné-Bissau e em Moçambique o Embaixador Lauro Moreira, o Professor Doutor Alberto de Carvalho, o Doutor Ernesto Dabó, o Dr. Emílio Tavares Lima e a Drª Giulia Spinuzza, respetivamente.
Seguir-se-ão as tertúlias dedicadas a São Tomé e Príncipe (28 de abril, 3ª feira) e a Portugal (14 de maio, 5ª feira).
Contamos com a sua presença!

Sem comentários:

Enviar um comentário