18 de outubro de 2013

8 Séculos da Língua Portuguesa

Quando “nasce” uma língua? Como determiná-lo, tratando-se da língua portuguesa? Qual é o documento mais antigo escrito em língua portuguesa?

Embora os historiadores da língua não sejam unânimes, o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, surge como o primeiro, senão um dos primeiros documentos escritos em português.

Esta data mereceu a nossa atenção, no sentido de promovermos as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, designação abrangente passível de englobar quer o Testamento de D. Afonso II quer outros documentos, como a Notícia dos Fiadores, de 1175.

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa permitem-nos realçar o valor de um património comum das nossas culturas, a língua. Celebrar a língua nas suas mais diversas vertentes e geografias é o nosso objetivo. Para o efeito, elegemos como referencial para estas Comemorações o Testamento de D. Afonso II que perfaz 800 anos e que avulta entre os mais antigos documentos escritos em português.

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa iniciar-se-ão, no próximo ano, a 5 de maio, por ser o dia que a CPLP instituiu como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, tendo o seu término a 10 de junho de 2015.

Para promover estas Comemorações, um grupo de cidadãos de boa vontade constituiu, em abril de 2012, a Associação “8 Séculos da Língua Portuguesa” ─ associação cultural sem fins lucrativos, e que é, sobretudo, um motor de sinergias para as mais amplas e dignas Comemorações.

Move-nos a paixão pela nossa língua. Queremos promover a Língua Portuguesa, contribuindo para unir os seus falantes em torno das comemorações da sua existência. Esta é, portanto, uma iniciativa da sociedade civil à qual instituições e personalidades lusófonas têm vindo a aderir ao longo destes últimos meses.

Na filosofia que nos norteia, é fundamental considerar que o que nos une é muito mais importante do que o que nos pode separar. A mesma língua, falada por mais de duzentos milhões de pessoas, abraça realidades muito diferenciadas que a enriquecem.

Estas Comemorações facilitarão um melhor conhecimento das culturas dos países de língua oficial portuguesa e de Macau, o que fortalece a fraternidade e amizade entre os povos. Nesta perspetiva, propomos uma organização das comemorações em rede, com carácter pluricêntrico, no respeito pela cultura de cada país e envolvendo as diásporas.

Em Portugal, as comemorações poderão, ainda, constituir um grande desígnio nacional que una os portugueses em torno de um valor inestimável – a língua –, gerando uma nova força e uma nova dinâmica pela largueza de visão do futuro que nos proporciona, tão necessária no momento que o país atravessa.

A grandeza destas Comemorações será moldada pelo conjunto das instituições e parceiros que as integrarem e a nossa língua ganhará tanto mais visibilidade quanto maior a sua abrangência.

A mobilização dos falantes de português em torno das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa promoverá uma maior aproximação entre os povos do mundo lusófono e uma maior afirmação da língua portuguesa a nível internacional, nos seus vários domínios: cultural, científico, económico e político.

Deste modo, a Associação 8 Séculos da Língua Portuguesa convida todas as instituições e personalidades do mundo lusófono que se empenham na valorização da nossa língua comum para, em parceria, integrarem as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa.

Na senda das Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa, propomo-nos celebrar esta língua que   “é o som presente d’ esse mar futuro”.

Maria José Maya
Presidente da Direção
8 Séculos de Língua Portuguesa - Associação


3 comentários:


  1. COMEMORAÇÃO DOS “8 SÉCULOS DA LÍNGUA PORTUGUESA”

    Fonte: DGE/26/09/2013


    http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias&noticia=737

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por esta iniciativa! Que é fundamental para dar cada vez mais valor ao que somos e ao que queremos ser fora dos limites geográficos onde nasceu a nossa língua, há já tantos anos.

    Posso já confirmar que em celebração da mesma efeméride os CTT Correios de Portugal vão emitir em 2014 uma série de selos sobre os "8 Séculos da Língua Portuguesa". E mais ainda, estamos neste momento a tentar que um dos selos dessa série possa também vir a ser emitido pelos países e territórios da lusofonia. Nesse sentido é com grande satisfação que transmito a adesão dos Correios do Brasil e de Cabo Verde à iniciativa. E outros decerto virão...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos promotores desta Iniciativa que valoriza o nome de Portugal e da Língua Portuguesa.
    Apelo aos poderes públicos para que apoiem ao máximo esta Iniciativa, uma vez mais patrocinada e desenvolvida por um grupo de Cidadãos que amam a Língua de Camões.

    ResponderEliminar