26 de abril de 2014

ACM associa-se às comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa


Associação de Ciclismo do Minho (ACM) é instituição parceira das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa,assumindo já um papel relevante na sua promoção e divulgação, como abaixo se explana. O seu Presidente,  José Luís Ribeiro, é membro da Comissão de Honra. 

«A Associação de Ciclismo do Minho (ACM)  e a 8 Séculos da Língua Portuguesa- Associação estabeleceram uma colaboração que visa contribuir para a divulgação das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa.
Iniciam-se a 5 de Maio, por ser o dia que a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa instituiu como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, decorrendo até a 10 de Junho de 2015, numa homenagem às literaturas em língua portuguesa. (...).
Contribuir para a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento, assim como celebrar a língua nas suas mais diversas vertentes e geografias são alguns dos objetivos do projeto. (...)
“Tem sido um propósito da Associação de Ciclismo do Minho aliar o desporto a outras áreas. Em 2009, por exemplo, estabelecemos uma parceria inédita com o Plano Nacional de Leitura (PNL) que visou divulgar os objetivos e chamar a atenção dos vários sectores da sociedade civil para a missão do PNL, exibindo-se em todas as nossas atividades desportivas imagens que celebram o prazer de ler e convidam os cidadãos a associarem as práticas de leitura às práticas desportivas”, recorda a Direção da ACM.
“Enquanto Instituição de Utilidade Pública, a Associação de Ciclismo do Minho também tem responsabilidades e, nesse contexto, achamos importante colaborar com a 8 Séculos da Língua Portuguesa- Associação numa simbiose perfeita que alia o desporto e a cultura para se promover uma sociedade, simultaneamente, mais saudável, mais conhecedora e mais esclarecida e contribuir ao mesmo tempo para a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa”, explica a Associação de Ciclismo do Minho.
No âmbito da parceria agora estabelecida serão colocados painéis promocionais das Comemorações dos 8 Séculos anos da Língua Portuguesa junto à meta ou no percurso de todas provas de ciclismo organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho e está a ser equacionada a realização de outras ações promocionais. Por outro lado, no site da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt) será exibido um banner com ligação direta ao sítio www.8seculoslinguaportuguesa.com.» 

Tais ações constituem contribuem para a ampliação, divulgação e enriquecimento das comemorações.
[Extrato de comunicado de imprensa  da ACM,  entre aspas,  nossas, emitido em 26 de abril de 2014, em linha,  disponível em http://www.acm.pt/index.php?cat=noticias&id=2028]

(Nota: o sítio www.8seculoslinguaportuguesa.com será lançado no dia 5 de maio de 2014)


Sem comentários:

Enviar um comentário