29 de abril de 2015

É HOJE! 29 de abril-ABORDAGEM GERAL SOBRE LITERATURA DE VIAGENS-Professor Doutor Alberto Carvalho Biblioteca Municipal de Almada -Fórum Romeu Correia-ALMADA


29|abril|18h00-20h00
1ª Sessão:  ABORDAGEM GERAL SOBRE LITERATURA DE  VIAGENS
Dinamização: Doutor Alberto Carvalho
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Biblioteca Municipal de Almada -Fórum Romeu Correia
Sala Pablo Neruda
Praça da Liberdade-Almada
Org.: Doutora Glória Brito (Professora da USALMA e Associada da Apcalmada), Biblioteca Municipal de Almada.


Próximas sessões: 

6|maio|18h00-20h00
2ª Sessão: LITERATURA DE VIAGENS-O Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia, atribuído a Álvaro Velho e integrado na Memória do Mundo da Unesco.
Dinamização: Doutora Glória de Brito, professora de Literatura Portuguesa da USALMA e membro do CLEPUL; Dr. Jerónimo da Matos, cofundador e diretor da USALMA, onde leciona História da Arte;  Drª Edite Prada, professora de Língua e Cultura Portuguesa.


13|maio|18h00-20h00
3ª Sessão: A CARTA DO ACHAMENTO DO BRASIL DE PÊRO VAZ DE CAMINHA
Dinamização:  Doutora Glória de Brito, professora de Literatura Portuguesa da USALMA e membro do CLEPUL; Dr. Jerónimo de Matos, diretor da USALMA e professor de História da Arte.
Durante a sessão analisar-se-á a carta, bem como os reflexos na pintura e na iconografia do Renascimento.


20|maio|18h00-20h00
4ª Sessão: OS COLÓQUIOS DOS SIMPLES DE GARCIA DE ORTA
Oradora: Doutora Teresa Nobre de Carvalho, investigadora do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A sessão será complementada com a representação ou leitura dramatizada de breves excertos dos Colóquios.


Tendo como tema estruturante a viagem, muitas têm sido as iniciativas desenvolvidas, com o objetivo de assinalar os 400 anos da publicação da Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, em associação com os 8 Séculos da Língua Portuguesa.


 O ciclo de conferências em destaque é organizado pela Doutora Glória Brito, professora da USALMA e Associada da Apcalmada, insere-se na iniciativa, que se inicou em 29 de outubro de 2014 e finda em 30 de maio de 2015,  intitulada «A Língua em Viagem- Celebrar 8 Séculos de Língua Portuguesa e 400 anos da publicação da Peregerinação de Fernão Mendes Pinto», promovida pelas seguintes entidades: Câmara Municipal de Almada, 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, Centro de Formação de Professores das Escolas de Almada-AlmadaForma, Escola Fernão Mendes Pinto e Sphaera Mundi. 


Sem comentários:

Enviar um comentário