28 de junho de 2014

Lançamento da medalha oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa

O lançamento da medalha oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa decorreu, ontem, dia 27 de junho de 2014, pelas 18 horas, na Biblioteca Nacional de Portugal. 

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda e a 8 Séculos de Língua Portuguesa — Associação, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e a Biblioteca Nacional de Portugal, foram as entidades organizadoras do evento. 

A edição da medalha, em prata de lei, da autoria do escultor Fernando Fonseca, resultou de um concurso público internacional lançado pela INCM-Imprensa Nacional Casa da Moeda, por proposta da 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação. 


"A medalha tem numa das faces o logótipo das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa reorganizado no espaço circular da peça e na outra face a linga portuguesa é apresentada como uma árvore, um elemento vivo que se desenvolve a partir de raízes ancestrais, e cujo tronco é formado pelos contributos das diversas fontes linguísticas", refere a INCM.

Presidiu à mesa a Diretora da Biblioteca Nacional, Doutora Maria Inês Cordeiro, seguindo-se as intervenções da Presidente da 8 Séculos da Língua Portuguesa-Associação- Maria José Maya, dPresidente do CNC-Centro Nacional de Cultura, Dr.Guilherme d’Oliveira Martins, do Presidente do Conselho de Administração da INCM- Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Dr. António Osório,   e do escultor Fernando Fonseca. 

Estiveram presentes no evento membros do corpo diplomático e altas individualidades, num auditório repleto de convidados que o prestigiaram.

Seguiu-se um momento poético-musical de excepcional qualidade com a colaboração da Sphaera Mundi — Associação Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento, que contou com a atriz brasileira Valéria Carvalho, em representação da CLIP-Casa da Língua Portuguesa, o declamador angolano Jorge Pessoa, a declamadora moçambicana Elsa de Noronha e os portugueses Ana Laíns, cantora,  e Carlos Carranca que atuaram pro bono.

Está presente na medalha oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa uma evocação de todos os países de língua oficial portuguesa.



Sem comentários:

Enviar um comentário