9 de maio de 2015

10 maio| Inauguração- Casa da Cultura de Mira Sintra recebe nome do pintor Lívio de Morais

Mira Sintra Casa da cultura recebe nome do pintor Lívio de Morais

12:00 - 08 de Maio de 2015 | Por Lusa
Jornal: Notícias ao minuto- http://www.noticiasaominuto.com/pais/387187/casa-da-cultura-recebe-nome-do-pintor-livio-de-morais
«A Câmara de Sintra formaliza no domingo a atribuição do nome de Lívio de Morais à casa da cultura de Mira Sintra, no dia em que o professor e artista plástico de origem moçambicana completa 70 anos.
CULTURA
Casa da cultura recebe nome do pintor Lívio de Morais
Lusa
"Fiquei admirado, mas também satisfeito, não por mim, mas pelo que significa em termos de opção política de reconhecimento do contributo dos imigrantes", afirmou Lívio de Morais, em declarações à Lusa.

A Casa da Cultura Lívio de Morais, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, visa homenagear o pintor e escultor moçambicano, que aproveitará a ocasião para inaugurar uma exposição da sua obra.

A atribuição do nome de Lívio de Morais à casa da cultura de Mira Sintra foi aprovada pela Câmara de Sintra, em dezembro de 2014, por proposta do vice-presidente da autarquia, Rui Pereira (PS), acolhendo uma sugestão da assembleia de freguesia.
"As homenagens devem também ser efetuadas em vida, permitindo aos homenageados sentir o merecido reconhecimento público", justificou o também vereador da Cultura na proposta que submeteu ao executivo municipal.

Segundo o autarca, além do vasto currículo, Lívio de Morais, enquanto residente em Agualva-Cacém, "sempre teve a capacidade única de conjugar a multiculturalidade de que a cidade é referência".

Lívio Sebastião de Morais nasceu a 10 de maio de 1945, em Moçambique, iniciou-se aos 20 anos nas artes plásticas, no Núcleo de Arte de Lourenço Marques (Maputo), e decidiu estudar em Portugal, em 1971.

Nos 44 anos em Portugal -- vai ao país natal "duas vezes por ano", confessou --, licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e foi professor, durante 36 anos, na Escola Secundária Ferreira Dias, no Cacém.

Autarca eleito pelo PS para a assembleia e executivo da antiga freguesia de Agualva-Cacém, o também escritor e investigador de arte africana é atualmente conselheiro, como representante da comunidade moçambicana, do órgão de consulta do Alto Comissariado para as Migrações.
"É uma grande responsabilidade para mim e para África", admitiu Lívio de Morais, em relação à distinção da autarquia de Sintra, assumindo que a casa da cultura deve funcionar com "uma maior abertura multicultural e espaço de reflexão de problemas atuais, da fome, da miséria e do desemprego".

Na sua opinião, os imigrantes africanos, e de outras origens, deviam ter um espaço institucional "para falar dos seus problemas", e gostaria de ver uma maior representatividade destas comunidades nos principais órgãos de soberania portugueses.

A casa da cultura de Mira Sintra foi inaugurada em junho de 2008, destinada a acolher espetáculos de música, teatro e dança, bem como exposições, colóquios, seminários, palestras, conferências, "ateliers" e "workshops".

O equipamento possui um espaço internet e de leitura de periódicos e biblioteca, salas cedidas pelo município ao Teatromosca e a outras duas instituições, uma sala polivalente e salas multiusos destinadas a atividades de associações do concelho.

Lívio de Morais inaugura, no domingo, uma exposição de pintura e escultura e vai doar, para já, à casa da cultura que recebe o seu nome, uma peça em bronze e duas em pedra, prometendo completar a oferta também com quadros da sua autoria.»

Texto: Lusa/Notícias ao minuto

****************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

Lívio de Morais é membro da Comissão de Honra das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa e apadrinha a Campanha «Juntos contra a fome» da CPLP-comunidade de Países de Língua Portuguesa.


Natural de Moçambique, chega a Lisboa  em 1971, para estudar na Escola Superior de Belas Artes, onde se licenciou em 1978, em Artes Plásticas. Foi professor de Historia de Arte e Geometria Descritiva e, em 2002 aposentou-se, depois de 36 anos de Ensino Secundário Oficial. Em 2008 fez Mestrado em História de Africa, pela mesma Faculdade. 

É um artista ativo em Exposições de Artes Plásticas: bienais e coletivas.  Realizou inúmeras exposições individuais, desde 1965 e tem representado Moçambique em vários eventos culturais internacionais, como pintor, escultor, ensaísta e investigador de Arte Africana. 

É dinamizador das artes africanas em Portugal e no estrangeiro. Tem participado
e organizado exposições coletivas de artistas de países africanos, de expressão portuguesa e participou em inúmeros eventos Culturais internacionais de Arte: Vigo e Barcelona (Espanha) UNESCO_ Paris, Munique, Berlim, Bona e Bolonha. Foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, como Autarca e como Pintor e Escultor, com obras em betão, pedra e bronze. 

[http://www.juntoscontraafome.cplp.org/#!envolva-se/c19x2]

Sem comentários:

Enviar um comentário