4 de maio de 2014

ABERTURA das COMEMORAÇÕES -8 SÉCULOS DA LÍNGUA PORTUGUESA-ASSOCIAÇÃO - Portugal


Este lançamento decorrerá na sede da CPLP-Comunidade de Estados de Língua Portuguesa, em Lisboa, no Palácio Conde de Penafiel, no dia 5 de maio, pelas 18.00h, integrado na celebração que esta organização realiza, no âmbito do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

No mesmo dia, serão lançados os selos homólogos desta emissão no Brasil (S. Paulo) e em Cabo Verde (Praia). Os restantes selos serão lançados pelos respetivos operadores postais durante o presente ano.

É de assinalar que esta emissão filatélica conjunta dos operadores postais dos países de expressão portuguesa, sob a chancela AICEP-Associação Internacional de Comunicações de Expressão Portuguesa, é histórica, pois é a primeira vez que um mesmo selo irá circular em todos os países de língua oficial portuguesa.

Esta emissão filatélica foi proposta pela 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação aos CTT-Correios de Portugal e, através da AICEP-Associação Internacional de Comunicações de Expressão Portuguesa, alargada aos operadores postais dos outros países da CPLP, tendo merecido a anuência de todos.

Todos os operadores postais decidiram adoptar para as suas pagelas explicativas da emissão filatélica o mesmo texto, atendendo à sua abrangência.

Neste selo que apresenta o globo terrestre atravessado por uma faixa das bandeiras dos países e da região administrativa especial de língua oficial portuguesa, podemos observar ainda uma mão com uma pena. No selo lançado em cada país, a bandeira desse país aparece em fundo, ganhando também centralidade na faixa que circunda o globo. Assim, este selo comum a todos os países respeita a identidade própria de cada um deles.

Por solicitação da 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, irá também merecer a atenção do CTT-Correios de Portugal, no seu Plano Filatélico de 2014, intitulado "8 Séculos de Língua Portuguesa", o Testamento de D. Afonso II. 

Em Portugal, os CTT-Correios de Portugal comunicaram que, citamos, "os carimbos  à Emissão 8 Séculos da Língua Portuguesa (AICEP) serão apostos nas correspondências apresentadas para o efeito, no dia 2014-05-05, nos seguintes locais: Loja dos Restauradores (Lisboa) Loja do Município (Porto), Praça dos Restauradores, 58 Praça General Humberto Delgado, 1250-998 Lisboa 4000-999 PORTO, Loja Zarco (Funchal) Loja de Antero Quental (Ponta Delgada), Av. Zarco Av. Antero de Quental 9000-069 Funchal 9500-160 Ponta Delgada".

A 8 Séculos da Língua Portuguesa-Associação, associação cultural sem fins lucrativos, é a entidade responsável pela promoção das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa que decorrem de uma inciativa da sociedade civil. Iniciam-se em 2014, a 5 de maio, Dia da Língua e da Cultura na CPLP, e terminam em 2015, a 10 de junho, numa homenagem à literatura em língua portuguesa. Assinalam-se os oito séculos de conhecimento dos textos mais antigos em língua portuguesa, entre os quais avulta o Testamento de D. Afonso II, datado de 1214.

As Comemorações desenrolam-se em rede, em parceria e com cariz policêntrico em todas as geografias. A 8 Séculos da Língua Portuguesa-Associação é sobretudo um motor de sinergias para a realização das mais amplas e dignas comemorações e convida as comunidades de falantes de língua portuguesa no mundo a realizarem eventos que confiram expressão e visibilidade ao nosso idioma, no sentido da sua promoção e divulgação, ciente de que a língua portuguesa, glosando Fernando Pessoa, “é o som presente d'esse mar futuro”.


Sem comentários:

Enviar um comentário